Renas Rio no 1º Fórum de Assistência Religiosa no Sistema Socioeducativo

[ 2 ] Comentários

“É muito importante a presença de vocês. Eu fico na expectativa de dar a hora de chegar alguém da igreja, porque eu sei que vai ser a hora do bálsamo.” Assim declarou a diretora do CRIAAD Barreto, Gabriela Moura aos presentes no 1º Fórum de Assistência Religiosa no Sistema Socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro.

O evento foi realizado no dia 24 de novembro e contou com a participação de algumas organizações filiadas Renas Rio. Organizado pela Coordenação de Saúde – Divisão de Serviço Social do Novo Degase, o encontro teve como objetivos “apresentar a assistência religiosa como direito do adolescente privado de liberdade e como contribuição valiosa para sua inclusão construtiva na sociedade. Também, colocar em evidência e estimular a mobilização dos assistentes religiosos e suas instituições, além de identificar as possibilidades de desenvolver ferramentas de articulação e estratégias de ação.” – explicou a assessoria de comunicação do Novo Degase.

Atentas às oportunidades, as organizações filiadas Renas Rio enviaram seus whatsapp-image-2016-11-24-at-16-27-16representantes: Luciana Falcão –  Lifewords-Projeto Calçada, Marilena Nascimento – Convenção Batista Carioca, Liz Guimarães – Casa Mãe, Mônica e Viviane – CADI Maré e Ras André Guimarães – Igreja Metodista do Brasil. Além disso, a presença de um representante do Rio de Paz.

Com uma estrutura de exposição através de painéis, o Fórum abordou três temas: “Do Direito à Assistência Religiosa na Socioeducação” , “Contribuição da Assistência Religiosa no DEGASE” e “Apresentação de Experiências de iniciativas bem sucedidas no acompanhamento dos adolescentes, como também de familiares”.whatsapp-image-2016-11-24-at-16-27-39

O Fórum fortalece as discussões e ações em torno do trabalho com o adolescente privado de liberdade e mostra-se um oportunidade de maior engajamento da organizações evangélicas nacionais.

“É um trabalho que começa aqui dentro e nós temos a oportunidade de conversar com os adolescentes falando aquilo que Jesus pode fazer de transformação na vida deles e também podemos contribuir com oficinas, mediação de leitura… Trabalhos que possam ajuda-los a se colocar na sociedade depois que eles saírem daqui.” – disse Marilena, missionária da CBC que trabalha há 3 anos como assistente religioso no Degase.

Ras André Guimarães, assistente religioso pela Igreja Metodista e integrante da comissão de organização do evento declarou que “foi um encontro muito rico, de participação das igrejas evangélicas e das organizações religiosas que atuam no Degase. Fortaleceu ainda mais o compromisso com os adolescentes. Um compromisso de forma integral que valorize o adolescente na condição de ser único, de ser pleno. E também, de pensarmos em formas efetivas de empoderar o adolescente pós medida. Ou seja, as igrejas, a partir do fórum estão amadurecendo formas de acolher, de fortalecer o adolescente no momento que ele sai do cumprimento de medida e se torna um egresso na sociedade. As igrejas despertaram pra isso.”

André ainda destacou a relevância da Rede Nacional Evangélica de Ação Social – RENAS nesta temática. “Foi muito bom ter Renas como parceira, como uma organização que se colocou presente. Acredito que Renas vai ter esse papel profético, pastoral de estar junto, orientando, apontando caminhos, de fazer juntos. ” – finalizou.

Assista ao depoimento completo de Marilena e incentive sua organização a participar dos próximos fóruns que já estão sendo planejados e em breve terão mais informações.

2 respostas para Renas Rio no 1º Fórum de Assistência Religiosa no Sistema Socioeducativo

  1. É muito louvável o trabalho que vocês fazem e a cada dia eu vejo que vocês estão colhendo mais frutos desse trabalhado acompanhado os artigos que vocês escrevem.

    Parabéns continuem crescendo.

    poder do yoga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *