A Bíblia para pessoas com deficiência

Comente!

Dia 03 de dezembro é reservado para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Sendo uma iniciativa da ONU – Organização das Nações Unidas, a data objetiva ampliar o assunto e as ações de inclusão dessas pessoas na sociedade. Cerca de 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, segundo a ONU. Uma das grandes dificuldades é levar conteúdo relevante para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Atualmente, o programa A Bíblia para pessoas com deficiência é uma das iniciativas da SBB –  Sociedade Bíblica do Brasil de maior destaque.

“Ao tornar as Escrituras acessíveis a pessoas com deficiências visual e auditiva, este programa busca promover a inclusão social e a integração à vida comunitária, facilitar o desenvolvimento cultural, oferecer apoio espiritual e estimular a alfabetização. As ações são extensivas às famílias, promovendo o fortalecimento do núcleo familiar ”, afirma o secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação, Erní Seibert.

O programa da SBB é formado por três projetos: A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual, Emancipar e A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva. Em 2015, beneficiaram 1.340 pessoas e 73 organizações, em 28 visitas técnicas e 6.950 atendimentos.

A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual

Em todo Brasil, o projeto distribui, gratuitamente, literatura bíblica em áudio e em braile para pessoas com deficiência visual, entidades que se dedicam ao atendimento a esse público, comunidades e bibliotecas cadastradas no projeto.

Por meio do acesso facilitado ao Livro Sagrado, esse projeto promove a autonomia e a integração social, oferece amparo espiritual e incentiva a pessoa com deficiência visual a desenvolver de forma fluente a leitura e escrita em braile. Além disso, desenvolve ações – 3020476950-biblia-em-brailetambém extensivas a seus familiares – de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social.

No site www.sbb.org.br, há uma seção para o cadastramento. Informações podem ser obtidas também pelos telefones 0800-727-8888 e (11) 3474-5733.

Lançada em 2002, a Bíblia em Braile é elaborada com texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, que adota a estrutura gramatical e a linguagem mais próximas da falada pelo brasileiro. Pela sua simplicidade, essa tradução é mais acessível à maioria das pessoas com deficiência visual alfabetizadas em braile.

Emancipar

Este projeto faz parte do projeto A Bíblia para Pessoa com Deficiência Visual e tem o objetivo de atender pessoas com deficiência e suas famílias, promovendo inclusão, autonomia e independência.  Entre as ações empreendidas pelo projeto, estão: proteção social proativa; acolhida; visita familiar; escuta; encaminhamento para cadastramento socioeconômico; orientação sociofamiliar; desenvolvimento do convívio familiar, em grupo e social; inserção na rede de serviços socioassistenciais; informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da função protetora da família; mobilização para a cidadania e documentação pessoal.

A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva

Implantado em 2012, esse programa é voltado a pessoas com deficiência auditiva e suas famílias, além de instituições que trabalham com esse público e bibliotecas. Por meio da distribuição de literatura bíblica em Libras (Língua Brasileira de Sinais), esse projeto tem como objetivos contribuir para a inclusão social, facilitar o desenvolvimento cultural, promover o amparo espiritual, integrar a pessoa com deficiência auditiva à vida comunitária e auxiliar na alfabetização em Libras, incentivando a família da pessoa com deficiência a aprender essa língua, a fim de auxiliar o processo de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *