Entrevista com Ronilso Pacheco: Ocupar, resistir, subverter.

Deixar um comentário

Foi durante o Encontro Renas Sul e Sudeste, que Ronilso Pacheco fez o lançamento do livro Ocupar, Resistir, Subverter – Igreja e Teologia em tempos de violência, racismo e opressão.

O livro aborda cinco pontos principais: a Bíblia, a Teologia, o Racismo, a Cidade e a Violência. Todos discorridos através da seleção de 40 textos escritos por Ronilso. A seleção traz uma visão geral da importância da leitura relacionada aos dramas e dilemas da cidade e ao mesmo tempo a narrativa bíblica.

Ronilso participou ativamente do evento, e registrou em entrevista  importância do mesmo para o lançamento do livro:

Renas – Por que um evento Renas para o lançamento e divulgação do livro?

Ronilso – “Primeiro porque o Encontro reúne pessoas que tem muito a ver com minha caminhada e minha história. E, depois porque há muitos momentos e situações que as temáticas do livro e Renas se cruzam. Às vezes mais, às vezes menos, mas são temas que quando não são tratados objetivamente por Renas, ele é minimamente uma preocupação.”

Renas – Poderia listar alguns temas?

Ronilso – “A violência é uma preocupação; O racismo é um tema novo em Renas, mas é um tema que tem cada vez mais abertura; O direito a cidade é um tema presente em Renas; Então, existe uma identidade entre o livro e a minha história e Renas. É mais do que justo e necessário inclusive.”

Renas – Você contribuiu ativamente com o evento, através da devocional para o grupo e também com uma palavra sobre o livro. Em que Renas pôde contribuir, através do evento?

Ronilso – “As muitas histórias e experiências se transformam num grande momento de renovo. Você ouvir experiências em momentos que você convive com tantas histórias trágicas, infelizmente de igrejas e instituições que deveriam ser exemplares. Você vir para um momento que você ouve contribuições, como da Igreja Batista da Redenção de Belo Horizonte; Através do Caio na Ocupação Izidora; , Como a galera da Batista atuando após a tragédia em Mariana;  Você vê exemplos da mobilização da igreja. Ver esse evangelho, que está a margem inclusive da mídia, mas saber que existe uma igreja que trabalha que é generosa, que tem esperanças e acredita no outro é renovador. “

O livro é uma publicação da Editora Novas Diálogos e pode ser adquirido no site http://www.editoranovosdialogos.com/.

Sobre o autor: Ronilso Pacheco é Interlocutor Social na ONG Viva Rio. Estuda Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio, onde integra o Coletivo Nuvem Negra. É membro da Igreja Batista Redenção, em São Gonçalo e parceiro Renas.

renas-28-10-182

renas-28-10-181

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *