Rede Miquéias é lançada no Brasil

[ 1 ] Comment

O movimento da Missão Integral ganhou um novo fôlego na semana passada. É que foi oficialmente lançada no Brasil a Rede Miquéias (ou Miquéias Global). O evento ocorreu na sexta-feira e no sábado, na Igreja Batista da Redenção em Belo Horizonte (MG) e reuniu dezenas de líderes de igrejas, redes e organizações cristãs.

A Rede Miquéias é uma articulação global em torno da Missão Integral (ou Missão Holística) que integra iniciativas práticas e reflexões teológicas com o objetivo de servir às igrejas locais e à sociedade. Seu presidente é Matthew Azury, com experiência em projetos de desenvolvimento comunitário na África.

Paul Freston e Lyndon Araújo

Lyndon Araújo e Paul Freston

No primeiro dia (15), os participantes pensaram sobre a própria Rede Miquéias e os atores envolvidos neste novo começo no Brasil. A programação seguiu com uma rica discussão teológica e social. A primeira foi a reflexão e discussão sobre o atual cenário político no Brasil e a influência evangélica neste cenário. O palestrante foi o sociólogo Paul Freston. A mesa contou ainda com a contribuição do historiador Lyndon Araújo.

Valdir Steuernagel, da Aliança Evangélica, falou sobre novas perspectivas da Missão Integral no Brasil.

No segundo dia (16), Valdir Steuernagel, à luz da Bíblia, fez um apanhado histórico da caminhada evangélica na Missão Integral e Paul Freston analisou a Missão Integral no cenário político atual. Um dos pontos altos foi o painel “Considerações sobre o negro, o indígena e questões de gênero no contexto da Igreja Evangélica Brasileira”, com as participações dos pastores Luis de Jesus e Jader Oliveira, e de Kezzia Cristina, assessora pedagógica da Diaconia.

Walter ora por Valdir

Walter ora por Valdir

A parte final do encontro foi dedicada à discussão sobre o processo organizativo e ações estratégicas da Rede Miquéias no Brasil.

Cerca de 95 pessoas participaram do lançamento da Rede, representando 53 redes, coletivos,  igrejas e denominações evangélicas de 12 Estados da Federação.

Depoimentos
Para Walter Feckinghaus, da Editora Esperança, o grupo presente era representativo e a comunhão foi excelente. “Esperamos que o movimento consegue promover a Missāo integral nas igreja, para o nosso país e ajudar a vencer as injustiças, as desigualdades e a corrupção em nome de Jesus”, disse ele.

Leia outros depoimentos:

Agradeço pela rica oportunidade que tive durante esses dois dias, pelo acesso aos aprendizados que me enriqueceram a alma e renovaram as minhas esperanças. Conheci pessoas que estão comprometidas e dispostas a viverem o evangelho do Pai de forma íntegra. Que o Pai nos use como instrumentos promotores de justiça para todos os povos, tribos, línguas e nações, pois igreja é gente cuidando de gente, em nome d’Aquele que se fez gente.
Pr. Luiz de Jesus da Igreja Comunhão Batista, de São Paulo

A motivação em participar do Fórum Miquéias veio da esperança ao reconhecer neste evento o sopro de novos ventos para a missão integral da igreja brasileira. O momento foi especialmente rico pela atmosfera de cooperação e afeto entre todas e todos os participantes,  e pela presença de humildade para o diálogo sobre assuntos ainda pouco refletidos e absorvidos pelas nossas comunidades de fé como o caso das questões indígenas, raciais e de gênero. Tenho certeza de que fomos revestidas e revestidos de fortalecimento e coragem para nosso caminhar de mãos dadas em prol da justiça do Reino.
Vanessa Barbosa, do Coletivo Vozes Marias/Rede Fale Recife (PE)

Encaminhamentos
Durante o Fórum foi eleito um Comitê de Miquéias Brasil para levar adiante os seguintes objetivos:
Missão integral: promover, encorajar e motivar os cristãos a adotarem e a praticarem a missão e a missão integral;
Aperfeiçoando a capacidade: capacitação dos membros na perspectiva integral baseada na Palavra de Deus para responder às demandas do mundo por meio da prestação de auxílio em meio à necessidade. Promoção do desenvolvimento, cuidado do meio ambiente, clamor pela justiça através da proclamação e demonstração do amor de Deus;
Rede de contatos: servir e compartilhar uns com os outros fortalecendo a interdependência e aumentando nosso impacto e responsabilidade mútua.

Membros do Comitê Miquéias Brasil: André Nascimento, Dorothéa Luz, Usiel Souza, Morgana Boostel, Tânia Wutzki, José Marcos Silva, Christian Gillis, Mayara Suni,  Walter Feckinghaus, Tarcísio Porto, Sérgio Andrade e Serguem Jessui.

Para mais informações sobre a Rede Miquéias Global clique aqui.

Errata: o atual presidente da Rede Miquéias é Matthew Azury, e não mais René Padilla.

Uma resposta a Rede Miquéias é lançada no Brasil

  1. Deisoneide Bonfá disse:

    Agradeço pelo convite. Participar deste momento de discussões e encorajamento para discutir a Missão Integral da igreja brasileira foi sem dúvidas momento ímpar. Ouvir pessoas comprometidas com o Reino de Deus e compaixão pelos pobres e necessitados, me fez refletir e reafirmar a minha fé e compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *