Sustentabilidade financeira da RENAS

Deixar um comentário

Ao longo dos anos temos discutido como encontrar a melhor solução para a sustentabilidade financeira da RENAS. Várias organizações se comprometem anualmente e participam da lógica financeira que sustenta as atividades de gestão, comunicação e de custeio do escritório da RENAS, localizado em Campinas (SP).

Ter uma base para a gestão é muito importante para o dia a dia da RENAS. São inúmeras as ações que são coordenadas pela Secretaria Executiva. São reuniões para avaliação de ações em execução, solicitações das filiadas e parceiros e outras atividades decorrentes. A comunicação também é outra atividade estratégica da RENAS. Entendemos que comunicar não é apenas uma ferramenta para manter atualizado o diálogo com todos. Comunicar é manter viva e em dia, a missão e a visão da RENAS para que todos os atores que participam da Rede possam viver o presente e olhar para o futuro com mais assertividade e possibilidades de realizações exitosas.

Esta pequena e modesta estrutura administrativa demanda recursos financeiros mensais para cobrir salários e outros custos fixos. Temos uma gestão enxuta e bem reduzida, mas, ainda assim, precisamos cumprir o nosso orçamento mensal com os recursos financeiros enviados pelas organizações filiadas.

Atualmente o nosso orçamento prevê recursos financeiros para a manutenção da Rede a partir das anuidades das filiadas e do apoio financeiro dado pela Tearfund para a execução de projetos específicos como a Campanha Bola na Rede e Juntos pela Equidade, que já prevê um percentual financeiro para os custos administrativos. Este apoio vem sendo reduzido e cada vez mais carecemos que as filiadas cumpram o compromisso feito e enviem as suas contribuições anuais.

Buscamos outras modalidades de mobilização de recursos. Nossos encontros anuais ainda não são fontes de recursos financeiros, mas, caminhamos no objetivo de torná-los fontes de sustentabilidade financeira. Novas parcerias de financiamentos também são prospectadas sempre buscando efetivar as demandas existentes e futuras.

Nosso desafio é continuar contando com a provisão de Deus que vai abrindo novas portas e trazendo os recursos que precisamos. Contamos com a sensibilidade e a participação das filiadas e de novas contribuições que ajudarão a manter o que existe atualmente e a ampliar as ações da RENAS.

Contamos com o apoio e a participação efetiva de organizações que estão alinhadas com as nossas intenções e venham nos apoiar financeiramente. Para isto, entre em contato com o nosso escritório através do email  renas@renas.org.br.

Muito obrigado e que Deus nos abençoe!

• Tércio Sá Freire é pastor, advogado e diretor de programas da Associação Beneficente Vale da Benção, em Araçariguama (SP). Atualmente faz parte do Grupo Coordenador da RENAS.

PARA DOAÇÕES
Federação das Entidades e projetos Assistenciais da CIBI
Banco Bradesco Ag: 0046 – Conta-corrente 05282-5
CNPJ 54.686.852.0001/03

Imagem: Armin Hanisch/Freeimages.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *