Harold Segura: desafios para a unidade e a missão

Comente!

No final de fevereiro, esteve no Brasil o pastor, escritor e teólogo colombiano, Harold Segura para uma série de conferências em igrejas, seminários e na Aliança Evangélica. Ele é um dos líderes da Visão Mundial na América Latina e tem vasto conhecimento sobre missão e unidade da Igreja. Além de conhecer muitos projetos sociais no continente, Segura é um interlocutor constante entre as igrejas evangélicas e a Igreja Católica, tendo sido, inclusive, ouvinte convidado de concílios continentais da Igreja Católica.

Harold (no meio) com integrantes da RENAS na Igreja Batista da Redenção em BH

Harold (no meio) com integrantes da RENAS na Igreja Batista da Redenção

A primeira conferência foi promovida nos dias 20 e 21 de fevereiro pela Igreja Batista da Redenção em Belo Horizonte (filiada à RENAS), com o tema “A Igreja e os Desafios Sociais”. Na ocasião, a RENAS foi representada por Soraya Dias (coordenação nacional), Welinton Pereira (conselheiro) e Petrúcia Melo (Rede Evangélica do Terceiro Setor de Minas Gerais).

Harold Segura apresentou dados da realidade sobre desigualdade, violência, corrupção e degradação ambiental e os desafios políticos, teológicos e ecumênicos que devemos enfrentar para agir na perspectiva da transformação dessa realidade. Os principais desafios seriam: superar o trabalho tradicional assistencialista e, em seu lugar, assumir uma posição política que nos mobilize para ações de incidência pública e cidadania responsável; superar a exclusividade do ministério tradicional da salvação das almas e assumir também a realidade social, política e cultural como parte de nossa missão; e, superar o tipo de ministério isolado e desenvolver vínculos de colaboração com outras comunidades cristãs e com redes inter-religiosas de ação social.

Em outro momento, Segura abordou a questão da santidade no meio social e político, a partir do livro de Daniel, salientando que não falta religião na América Latina, o que falta é vida de fé, por isso tanta desigualdade, injustiça, intolerância e exclusão. Em suma, necessitamos de cristãos mais humanos.

(Vá ao final deste texto e faça download das palestras de Harold Segura na Igreja Batista da Redenção)

Fotografias da unidade na América Latina
Harold Segura também esteve na reunião anual da liderança da Aliança Evangélica Brasileira, no dia 24 de fevereiro, em Campinas (SP), onde ele foi convidado para dar “fotografias” da realidade dos movimentos de unidade da igreja na América Latina.

Segundo Harold, a última década viu um crescimento significativo das Alianças e Confederações Evangélicas, tanto em nível nacional como local (cidades, províncias ou sub-regionais e nacionais). Em parte, isso se explica por causa do surgimento das igrejas independentes, um fenômeno representativo na América Latina. No entanto, muito deste crescimento tem intenções duvidosas, como proselitismo eleitoral com fins de posicionamento político.

“Tem crescido as oportunidades no campo da política eleitoral, mas não tem crescido no mesmo ritmo a formação sociopolítica das igrejas evangélicas, nem de seus líderes. Nesse sentido, muitos casos, as Alianças correm o risco de ser utilizadas por políticos hábeis que buscam seu respaldo”, disse.

Harold Segura em reunião da Aliança Evangélica Brasileira

Harold Segura em reunião da Aliança Evangélica Brasileira

Olhando para o futuro, Harold Segura acredita que as Alianças de Igrejas Evangélicas deveriam ter uma atenção mais pastoral. “As Alianças nasceram com três finalidades principais: cuidado pastoral mútuo (pastorear os pastores), evangelização nas cidades e unidade do povo evangélico. Depois se agregou o fator político. Hoje sobrou pouco espaço para o cuidado pastoral, aspecto que poderia ser recuperado diante das novas necessidades na liderança pastoral e de suas famílias”. Ele também acredita que as Alianças precisam ter discernimento ecumênico. “As aproximações com Igreja Católica são surpreendentes, sobretudo se levarmos em conta um passado contrário ao ecumênico do continente”, lembra.

Alguns livros de Harold Segura estão em português, como: Para Que Serve a Espiritualidade? (Editora Ultimato) e Além da Utopia (Editora Encontro-Esperança).

DOWNLOADS GRATUITOS
>> Palestra A Igreja e os Desafios Sociais
>> Daniel: um santo diferente (Dn 6.1-29)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *