Há 30 anos transformando a vida das crianças

Comente!

O primeiro desafio era retirar crianças e adolescentes das ruas do bairro da Lapa na capital de São Paulo. Isso em 1985. Havia muitas crianças e adolescentes naquela área, que se alimentavam de restos de lixo, sofriam maus tratos e viviam sem nenhuma perspectiva de mudança.

O que fazer? Por onde começar? Como transformar as boas intenções e a compaixão cristã em ações efetivas para ajudar aquelas crianças? Assim nasceu a AEBVB (Associação Educacional e Beneficente Vale da Bênção), uma das parceiras mais antigas da RENAS.

Naquele ano, o Vale da Benção alugou uma casa próxima ao centro da Lapa, onde montou um restaurante para crianças. De lá para cá, já se foram 30 anos. Muitas outras atividades foram iniciadas, outras não continuaram. Mas duas coisas permaneceram: a fé em Cristo e o compromisso com as crianças em situação de vulnerabilidade social. Leia a seguir o relato de um dos diretores do Vale, Tércio Sá Freire:

***

vale_bencao_criancas

Naquele primeiro ano, conseguimos apoio de igrejas, empresas e pessoas que nos ajudavam com doações para alimentar todos os dias centenas de crianças famintas. Depois de algum tempo começamos um programa de alfabetização e outras atividades pedagógicas e sociais.

Desde então, temos tido o privilégio de assistir crianças, adolescentes e famílias, especialmente, depois que inauguramos a Cidade da Criança no Vale da Bênção em Araçariguama (SP), com a finalidade de acolher crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 18 anos, vítimas de maus tratos, abandono e violência.

Atualmente os nossos programas e projetos sociais são desenvolvidos em Araçariguama, Sorocaba e São Paulo:

vale_bencao_crianca_maeAraçariguama
Nesta cidade, mantemos a Creche “Gotinhas de Vida”, que assiste 115 crianças provenientes de famílias de baixa renda; a “Cidade da Criança”, onde temos duas casas-lares em convênio com os municípios de Araçariguama e São Roque e o “Programa Arte & Vida”, que atende 80 crianças e adolescentes no contraturno escolar com atividades culturais, educacionais e esportivas. Também desenvolvemos o Programa “Vou Vencer-Adolescente Aprendiz”, que capacita mais de 150 adolescentes para a inserção no primeiro emprego em conformidade com a Lei de Aprendizagem (10.097/2.000); e o Programa “Ler para Transformar”, que atende mais de 600 crianças em 03 escolas da rede pública de ensino do município.

Sorocaba
Em Sorocaba, atendemos nas Casas “Nova Vida” I e II quarenta crianças e adolescentes de ambos os sexos, vítimas de maus tratos, abandono e violência, em sistema de acolhimento institucional.

São Paulo
Atuamos também na capital, São Paulo, no bairro de Perus, com o Programa SASF (Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica), em domicílio, desenvolvendo ações comunitárias com mais de mil famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social.

vale_bencao_logoNeste ano comemoramos 30 anos de ações que promovem transformações na vida de crianças, adolescentes, jovens e famílias. Este é um ano de gratidão a Deus! Reconhecemos os milagres que aconteceram durante estas três décadas e agradecemos a todos que foram tocados por Deus para investirem tempo e recursos e tornarem possível a realização deste sonho.

 “É tentando o impossível que se chega à realização do possível”

 

— Tércio Sá Freire
Diretor de Programas Sociais da AEBVB e membro do Grupo Coordenador da RENAS.

— Saiba mais sobre a história do Vale da Benção aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *