Encontro RENAS: expressão de unidade na diversidade

[ 2 ] Comentários

Este será um Encontro especial: será realizado exatamente onde ocorreu o primeiro, há 10 anos, no Vale da Benção, em Araçariguama (SP).

Ao pensar no Encontro que está chegando, logo vem a minha mente o 1º Encontro RENAS. Me lembro das pessoas chegando no Vale da Benção, das plenárias, cultos e oficinas. Mas, principalmente, me lembro que naquela ocasião, dávamos os primeiros passos num esforço rumo à unidade. Queríamos proporcionar um espaço de aprendizagem, onde aquele que vinha ensinar, também pudesse aprender, e o que vinha aprender também ensinasse. Um espaço aberto para a troca de ideias. Cada pessoa que chegava, era um abraço caloroso, mais uma amizade que se iniciava, mais uma pessoa disposta a estar junto.

Esta foi a razão por que chamamos de ENCONTRO, e não de consulta, congresso, fórum  ou outro nome. A partir do primeiro encontro, outros foram sendo realizados anualmente em diferentes estados e acolhidos pelas diferentes redes da RENAS. Muitas iniciativas de ação social surgiram, ONG’s foram fortalecidas e parcerias construídas. A ideia da campanha Bola na Rede, por exemplo, surgiu ao redor da mesa, enquanto jantávamos, no 5º Encontro realizado em Recife (PE), em 2010.

O encontro de pessoas e ideias passou a ser a expressão física do nosso sonho de sermos uma REDE, a RENAS. Este sonho sempre sendo foi regado pela palavra do salmista expressa no Salmos 133:

Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba de Arão e desce para a gola de suas vestes. É como orvalho do Hermon, que desce sobre os montes de Sião. Ali ordena o Senhor a sua benção e a vida para sempre.

À medida que os anos passaram, tivemos a oportunidade de reafirmar a nossa atuação neste formato, entendendo que as redes articulam pessoas e organizações diferentes por meio de afinidades existentes e é baseada no respeito à diferença e na inclusão do diferente.

Ao nos dispormos a caminhar em rede, trouxemos para nós o grande desafio de manter a unidade na diversidade. Temos consciência de que este desafio não é fácil de ser alcançado e, por vezes, nos traz desconforto, pois nem sempre estamos em concordância em meio a realidades tão divergentes que nos cercam. Porém, esta é a forma que encontramos para termos comunhão, aumentarmos nosso alcance e impacto, experimentarmos juntos o sentido de missão, aumentarmos nossos laços de convivência e confiança, termos mais histórias de transformação e glorificarmos ao nosso Pai que está nos Céus.

Que o nosso 10º Encontro RENAS seja novamente uma expressão de unidade, de momentos agradáveis e de recebermos, juntos, bênçãos e vida para sempre!

— Débora Fahur é uma das conselheiras da RENAS. Ela participa do Encontro RENAS desde sua primeira edição em 2005. Foi sua organização – o Vale da Benção – que acolheu os participantes do primeiro encontro.

10º ENCONTRO RENAS
Data: 24 a 26 de setembro de 2015
Local: Vale da Benção. Araçariguama (SP)
Tema: Seguir a Jesus – ver, sentir e agir
Inscrições: aqui

2 respostas para Encontro RENAS: expressão de unidade na diversidade

  1. Hadoika Aiko Ando lacerda disse:

    Gostaria de receber mais informações sobre o encontro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *