Uma causa, uma imagem

[ 1 ] Comentário

O artista Marcelo Bittencourt expressou seu apoio à causa da campanha “Bola na Rede” com um belo e triste desenho que contrasta a alegria da Copa do Mundo com a tristeza da criança vítima da exploração sexual.

Confira a seguir o depoimento de Marcelo:

“Eu estava saindo para dar aula de desenho para crianças e adolescentes na comunidade que participo quando vi uma imagem no Facebook de um amigo sobre o projeto Bola na Rede. Li o texto rapidamente e fiquei refletindo sobre a situação de exploração e abuso de menores, e no momento, principalmente no grande evento futebolístico que acontecerá por esses dias.

Aquelas palavras ficaram na minha mente e resolvi exprimir isso em alguma arte. Fiquei pensando nas crianças que terão sua inocência manchada e roubada pela injustiça socioeconômica de nossa nação. Tive a oportunidade de ficar por dez dias em uma casa que cuidava de crianças que viviam em situação de risco, essa casa é administrada por missionários/voluntários da Jocum e pude conhecer um pouco da história de cada criança e também dos missionários (esses que são verdadeiros guerreiros).

Gosto de trabalhar com improviso, e por isso, essa fusão de reflexões foram tomando forma no papel: uma criança que sonha com o belo esporte, mas com olhar triste, o sentimento de que o grande evento não lhe proporcionou tantas coisas boas com quanto sonhara. A miséria é representada em suas roupas rasgadas. Em seus olhos, lágrimas escuras. Em sua mão, um sonho – futebol, ser alguém valorizado pela sociedade. Acima de seus ombros, asas e acima de sua cabeça uma auréola, rabiscada em um muro pichado pela violência e injustiça. As asas e auréola são o símbolo da sua inocência, seu interior, que lhe tentam roubar, manchar e apagar”.

— Confira mais desenhos de Marcelo Bittencourt:  www.homemquevoa.com/
— Conheça mais sobre a campanha “Bola na Rede”: http://bolanarede.org.br/

 

 

Uma resposta para Uma causa, uma imagem

  1. Elga disse:

    Bom saber que pessoas como este artista têm abraçado a causa. Precisamos de mais brasileiros assim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *