Conselheira participa de reunião do Conselho Nacional de Saúde

Comente!

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou nesta quarta-feira (5/2) a primeira etapa da 253ª Reunião Ordinária com o tema da alimentação e nutrição. Para participar do debate foram convidadas a professora e conselheira (representando a RENAS) do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Daniela Frozi e a professora e coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (MS), Patrícia Jaime.

O debate tem como um dos objetivos analisar a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, do Sistema Único de Saúde e o Guia Alimentar proposto pelo Ministério da Saúde (MS). Sobre isso, Patrícia Jaime mostrou a importância do Guia Alimentar, que tem como objetivo orientar a escolha, o preparo e o consumo de alimentos, como avanço na regulação de alimentos e agrotóxico . Segundo ela, o MS fez a escolha de informar a população do que é adequado e saudável.

Já Daniela Frozi destacou a alimentação como um direito humano e social, apresentou aos conselheiros nacionais de saúde a alimentação como bem público que rege as políticas públicas , colocando em pauta o debate sobre agrotóxicos, a qualidade e a forma de produzir alimentos em diferentes regiões do país e o tema da intoxicação. Para ela, os conselhos devem se unir em pautas como as apresentadas, para que sejam fortalecidas.

A reunião continuou na quinta-feira (6/2) para debater o financiamento da saúde pública.

Fonte: Ascom/Conselho Nacional de Saúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *