Sertão pernambucano recebe Encontro de Parceiros da Tearfund

Comente!

A agência de cooperação inglesa Tearfund promoveu, entre os dias 20 e 24, no município de Afogados da Ingazeira, a edição anual do seu Encontro de Parceiros Nacionais. Realizado no salão de eventos do Hotel Brotas, o evento reuniu cerca de 50 representantes de organizações e redes apoiadas pela entidade no Brasil. 

Durante cinco dias, o evento abordou temas como pobreza e transformação, mobilização de Igrejas, ciclo de projetos, gênero, educação, fé, advocacy (engajamento), política, ação e inclusão social. Na programação: palestras, oficinas, painéis, visitas às famílias rurais apoiadas pela Diaconia na região, relato de experiências, testemunhos e casos de vida. Participaram do Encontro de Parceiros a Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), Rede Fale, Ação Evangélica (ACEV), Editora Ultimato, Aliança Evangélica, Missão AMAI, Rede Mãos Dadas, Claves Brasil, Instituto Solidare, A Rocha Brasil, dentre outros parceiros. “O encontro teve o objetivo de proporcionar compartilhamento, troca de experiências e fortalecimento mútuo entre os vários parceiros que apoiamos no Brasil”, destacou Serguem Jessui, representante nacional da Tearfund.

Os dois primeiros dias foram marcados pela realização de uma oficina sobre políticas de proteção à infância, facilitada pela assessora das áreas de direitos da criança, gênero e grupos vulneráveis da sede da entidade na Inglaterra, Aneeta Willians. O debate prosseguiu até a manhã da quarta-feira (22). Logo após, no início da tarde, Serguem Jessui apresentou a perspectiva da Tearfund sobre os temas pobreza e transformação social. “A pobreza é um trágico fenômeno mundial. Mas a questão da desigualdade, principalmente na América Latina, cujos índices são elevadíssimos, merece atenção especial de nossa parte”, destacou.

Depois da palestra, o encontro teve continuidade com a oficina sobre Ciclo de Projetos, facilitada pelo coordenador político pedagógico da Diaconia, Marcelino Lima. O momento foi dividido em duas partes: na primeira, uma breve introdução; já na última, que ocorreu no início da tarde do dia seguinte (23), enfatizou-se o subtema Marco Lógico. Marcelino Lima utilizou a própria abordagem da Tearfund sobre Ciclo de Projetos na condução da oficina. Para fechar a quarta-feira, houve uma reunião que marcou a criação de uma coalizão entre as organizações evangélicas na incidência de questões socioambientais na região Semiárida.

noticia-29052013Vivência de campo – Na manhã da quinta-feira (23), penúltimo dia do encontro, os representantes foram divididos em quatro grupos para uma vivência de campo. As equipes visitaram propriedades de famílias agricultoras locais beneficiadas pelos projetos da Diaconia no Sertão do Pajeú. “Visitamos a família de seu Luís Carlos e dona Leônia. Ao chegarmos, nos admiramos ao ver que, apesar da região tão seca, existem áreas verdes, muitas plantações saudáveis e vegetais frescos. Para a maior parte do grupo, foi a primeira vez que vimos na prática uma experiência de convivência com a seca. Isto só é possível graças às tecnologias apropriadas ao clima e à região e graças a muito trabalho”, destacou Klênia Fassoni, diretora da Editora Ultimato.

Gênero – Na parte da tarde, após a exposição da segunda metade da oficina sobre Marco Lógico, houve uma apresentação sobre a perspectiva institucional da Tearfund acerca do tema gênero, conduzida pela assessora Aneeta Willians. Utilizando o mesmo mote, o assessor político pedagógico da Diaconia em Natal, pastor Airton Schroeder, tratou das ações emancipatórias junto às Igrejas evangélicas. Finalizando o debate, Serguem Jessui abordou possíveis as ações estratégicas que as congregações podem adotar no trato da questão. O penúltimo dia do Encontro de Parceiros terminou com um painel de experiências sobre o trabalho das organizações convidadas nas regiões do Agreste e Sertão.

Dia 24 – O último dia começou com uma apresentação institucional da Diaconia, conduzida pelo diretor executivo da organização, Pastor Armindo Klumb. Em seguida, Pr. Airton Schroeder apresentou o trabalho do Fórum Amigos Posithivos, inciativa apoiada pela Diaconia em Natal e que tem a proposta de difundir informações sobre HIV/AIDS a partir de uma perspectiva de prevenção e superação do preconceito. Em seguida, foram apresentadas a experiência do coletivo de Igrejas Ecocidadãs, as ações das congregações no tocante a governança e transparência pública e o acúmulo das Igrejas Evangélicas na abordagem dos direitos humanos no município paraibano de Souza.

À tarde, o assessor do Departamento de Diálogos Sociais da Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Alexandre Brasil tratou do tema “Igreja, Pobreza e Mobilização”. O momento, que continuou à noite, contou com a presença de líderes evangélicos do Sertão do Pajeú. O Encontro de Parceiros Nacionais da Tearfund terminou, no restaurante do hotel, com uma celebração do Ministério Sal da Terra.

_______

Crédito: Higor Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *