O turismo sexual no Brasil

[ 6 ] Comentários

Confira a reportagem a seguir, fruto de um especial do Correio Braziliense, sobre o turismo sexual no Brasil:

O Brasil é uma das rotas preferenciais do turismo sexual no mundo. Despontou como destino entre as décadas de 1980 e 1990, quando o mercado asiático começou a ficar saturado. Até hoje, no entanto, a Ásia lidera como o principal destino de turismo sexual do globo, com destaque para a Tailândia, altamente problemática. Em seguida vêm América Central, Caribe e América do Sul. Entre os principais destinos do turismo sexual no continente americano estão México, Cuba e Brasil.

Uma pesquisa patrocinada pela OMT e divulgada em 2005 revelou o perfil do turista sexual que vem ao Brasil. Ele é na maioria das vezes de classe média, tem entre 20 e 40 anos de idade, viaja desacompanhado ou com outros homens. Italianos, portugueses, holandeses e norte-americanos lideram o ranking dos turistas sexuais. Em menor número aparecem os ingleses, alemães e latino-americanos. Foram entrevistadas 1.400 pessoas para o levantamento, entre garotas de programa brasileiras e turistas sexuais.

Atualmente, é considerada ultrapassada a noção de que a orla marítima é o reduto do turismo sexual no País. A avaliação do Ministério do Turismo é de que a atividade está dispersa e já não é possível fazer uma delimitação rígida dos estados e municípios onde se concentra. Regiões de praia, fronteiras estaduais e internacionais, capitais e destinos turísticos famosos de uma forma geral são, hoje, as áreas propícias a abrigar a prática no País.

Um dos levantamentos mais recentes sobre os locais onde a atividade turística com fins sexuais tem acontecido no Brasil foi feito pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que funcionou entre 2003 e 2004 e percorreu 22 estados brasileiros. Foi detectada pelos integrantes a existência de turismo sexual no Amazonas e na região do Pantanal mato-grossense, áreas turísticas bastante conhecidas que não costumavam ser focos tradicionais de viagens com fins sexuais.

As visitas dos membros da comissão mista mostraram, ainda, que as áreas onde há turismo sexual infanto-juvenil concentram também turismo sexual adulto. “Na verdade é natural, muitas das mulheres adultas começaram a atividade ainda adolescentes. Procuramos dialogar com as garotas de programa adultas durante as viagens e orientá-las para que protegessem as crianças”, conta a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que foi relatora da CPMI. O relatório final após os trabalhos pediu o indiciamento de 250 pessoas.

De acordo com o Ministério do Turismo existe, no Brasil, o turismo sexual doméstico -inter-estadual e inter-municipal – mas predomina o internacional. Segundo dados da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), o País recebe uma média anual de 5 milhões de turistas estrangeiros. Entre 2000 e 2006 os destinos mais procurados por eles foram Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Continue lendo.

6 respostas para O turismo sexual no Brasil

  1. Nury Acevedo Rivero disse:

    Acredito que duas cabeças pensam e aprendem mais que uma só. Ajuntar-se para discutir, aprender, trocar experiencias, discordar, concordar… tudo isso enriquece a todos.

  2. Amauri de Castro Moraes disse:

    Um artigo de muita importâcia não só para os estudantes, mas também para toda sociedade, muito termos conhecimentosde tais fatos, para podermos descutir, aprender mais um pouco.

  3. joao carlos disse:

    ajudou muito com um trabalho da escola

  4. devemos ter muitos cuidados por que isso tipo de trafico esta cada vez mais presente no dia dia de pessoas e familias

  5. Acredito que todos esses programas são de suma importancia..É muito bom manter a sociedade informada da sua realidade….enquanto alguns dormem o sono do “justo”, crianças e adolescentes sofrem, morrem, são amordaçados pelo medo. Medo da indiferença, como se fossem culpados de sua triste realidade…ACORDA BRASIL, ACORDEM homens e mulheres de DEUS …..Vamos fazer a nossa parte …..que não nos conformemos com esse mundo ,mas que possamos transformá-lo em nome de JESUS….

  6. pedro disse:

    Onde consigo referencias sobre essa saturação de mercado sexual asiático?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *