Programa transforma realidade de famílias do Sertão

[ 3 ] Comentários

Conheça o Sertão Sustentável – um programa da Ação Social Evangélica que oferece opções sustentáveis para a geração de renda de famílias sertanejas. É um dos vencedores do Prêmio RENAS de Melhores Práticas.

O Programa Sertão Sustentável vem transformando a realidade de muitas famílias sertanejas. Com perfuração de poços, oficinas agroecologicas, criação de cabras e galinhas, plantação de hortas, comercialização da colheita da mesma, e assessoria nos assuntos ligados ao associativismo e à organização rural, por meio de debates e espaços de formação de redes locais de famílias de agricultores beneficiadas pela ACEV Social (ONG da Igreja Ação Evangélica), o programa foi um dos vencedores do Prêmio RENAS de Melhores Práticas.

O programa uniu projetos como plantação de hortaliças e perfuração de poços

O Sertão Sustentável nasceu há dois anos na ideia de maior abrangência no desenvolvimento comunitário rural integrando projetos de sustentabilidade para região sertaneja dos estados da Paraíba e Pernambuco já executados pela ACEV há quinze anos, no entanto, até então desconectados.

São eles:

Perfuração de Poços que atende comunidades carentes no semi-árido nordestino onde é difícil o acesso à água.

Plantação de hortaliças com práticas ecológicas

Plantação que desenvolve ações de sustentabilidade no sertão nordestino, através da promoção do trabalho comunitário incentivando e apoiando famílias de agricultores no desenvolvimento da agroecologia e sustentabilidade ambiental através da agricultura familiar.

Duas Asas. Este possibilita a criação de galinhas para desenvolvimento da renda familiar e segurança alimentar.

Quatro Pernas que contribui com o aumento da renda familiar e a garantia de alimentação na zona rural, através do incentivo à criação e melhoramento de rebanhos de cabras e ovelhas sem lã.

Agroflorestal, que visa promover a sustentabilidade do meio-ambiente através de iniciativas inovadoras de pesquisa e reflorestamento da região, buscando também atender às necessidades nutricionais e medicinais das comunidades.

Geração de renda para famílias sertanejas

O cultivo e comercialização de hortaliças possibilita aos agricultores, pais e mães de famílias, além da provisão de boa alimentação no quintal de casa, e em sua própria terra, custear, por exemplo, a faculdade tão sonhada para seus filhos. É o caso de Seu Teófilo, que desde o ano passado teve condições de pagar a faculdade das duas filhas, Mauba Sueny (23) e Maiara Maria (20). A família mora na comunidade Mendes em Quixabá (PE), que foi beneficiada pelo programa Sertão Sustentável, com perfuração de um poço e estrutura para plantação e cultivo de hortas. Para Seu Teófilo, não havia esperança em ver suas filhas formadas, pois em sua região só há faculdade particular e distante de sua casa, e ele não tinha fonte de renda certa. Além da mensalidade, os gastos com transporte era empecilho para realizar tal sonho. Hoje com orgulho ele diz: “Pago de faculdade e transporte R$ 540,00 todo mês para formar minhas filhas!”

3 respostas para Programa transforma realidade de famílias do Sertão

  1. Sacha disse:

    Conhecer esses projetos de perto para mim é uma honra. Deus vem realmente abençoando as comunidades através desse programa Sertão Sustentável. Vidas sendo transformadas no Sertão!! :))

  2. Déborah Maria disse:

    Parabéns a Acev Social pelo prémio realmente merecido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *