COP 16 é Lugar de Cristão?

Comente!

Hoje, peço licença a vocês amigos, mas vou falar sobre a representação cristã dentro do evento como a COP 16.

Infelizmente, fica claro que o as organizações cristãs no varejo e a liderança evangélica no atacado não sabe da importância daquilo que está sendo discutido em eventos como a COP.

Os relacionamentos, boa parte dos valores, as indústrias, as relações entre os países e tantas outras coisas serão afetadas num futuro muito próximo e a igreja cristã não está realmente presente nestas discussões ou pior, nem sabe o quem está construindo o futuro do mundo.

Existe todo um fundo sociológico, ideológico e até teológico em um encontro como a COP 16 que vem sendo amplamente ignorado pela cristandade (por favor, a muitas exceções, (Tearfund, Christian Aid,)mas elas apenas reforçam a regra). É incrível como nos afastamos dos assuntos mais importantes a serem discutidos atualmente e vivemos dentro do nosso mundo “eclesiástico”.

Para mim é incompreensível não termos estes assuntos na agenda de nossas comunidades cristãs. Nós estamos desplugados dos temas atuais e de futuro da humanidade e corremos o risco de perdemos a relevância de nossa mensagem, pois falamos de algo que já não pertence a realidade de grande parte das pessoas no mundo (Adianta fazer evangelismo para uma nação insular que irá sumir devido as mudanças climáticas e não tem lugar para enviar os seus 12 mil cidadãos. Quem irá recebe-los?).

Não vou me prolongar nesta discussão, pois o espaço aqui não seria suficiente. Deixo isto um debate com meus amigos e companheiros teólogos.

Mas…..graças a Deus que temos Tearfund, Christian Aid, World Vision e outras organizações que mantêm a chama do evangelho transformador e redentor de vidas e não apenas de almas.


Marcos Custódio – Blog Ecos da Criação
Marcos Custódio e Andrea Ramos são da ONG cristã A Rocha Brasil e participam da 16ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-16) que começou no dia 29/11 e termina no próximo dia 10. O evento reúne em torno de 20 mil representantes de mais de 190 países em Cancun, no sul do México.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *