Um depoimento sobre as enchentes no Nordeste

Comente!

O historiador, professor universitário e pastor da Igreja Evangélica Congregacional em São Luís, MA, Lyndon Araújo, relata um pouco do que tem visto de perto e vivido:

O que a mídia tem divulgado não corresponde à totalidade da situaçãoextremamente crítica que o interior do Maranhão está vivendo. As imagens escondem a realidade das populações afetadas pelas águas. Há centenas de povoados em áreas mais para dentro das cidades que estão ilhados e desassistidos. As enchentes acentuaram a condição outrora precária da infra-estrutura do estado, piorando o que já estava decadente. A fatia da população miserável que só pode morar nas ribanceiras dos rios foi a mais afetada. Por paradoxal que pareça, para algumas famílias já assistidas, a situação atual está garantindo mais alimento, mais roupa, mais assistência do que antes se encontravam. Mas a maioria ainda permanece sem condições de reação à situação.

Denúncias, necessidades e desafios
Crianças com fome, doentes e sem água potável para beber. Faltam comida, remédio e água.

Uso político da distribuição dos alimentos, roupas e outros mantimentos. Faltam denúncia e uma ação desinteressada e independente dos políticos locais.
Negligência do poder público em dar condições para a Defesa Civil e para o Corpo de Bombeiros trabalhar (Exemplo: mais lanchas para percorrerem lugares mais distantes). Falta reivindicação.

Recuperação de postos de saúde alagados pelas águas como pontos de assistência à população doente.

Ansiedade das famílias em voltar para suas casas destruídas pelas águas, com suas roças destruídas também, sem condições de retomarem suas atividades de sobrevivência. Falta um programa de reconstrução de casas e de reativação das atividades produtivas com alternativas.

Entre as muitas didades em situação crítica estão: Pedreiras, Trizidela do Vale, Bacabal, Itapecuru-Mirim, Timbiras, Cajari, Viana, Rosário, Peritoró. Há muitas outras!

Apoie esta ação!
Banco Bradesco Titular: Associação Missão Esperança
CNPJ: 05.066.986/0001-16
Agência 2036-2
Conta Poupança 28.738-5
*Para que as doações sejam identificadas é necessário que os valores sejam acrescidos de R$ 0,51.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *