Cristãos realizam mutirão de oração em favor dos direitos da criança

Comente!

No primeiro fim de semana de junho (dias 5, 6 e 7) milhões de cristãos em todo o mundo vão orar pelas crianças e os adolescentes em situação de grande risco social. É o 14º Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco. Trata-se de um esforço anual e de um compromisso sério diante de um mundo que não cuida de suas crianças. O Brasil também faz parte desta mobilização. No país mais de 70 mil pessoas oraram em 2008. No mundo foram mais de 3 milhões.

Direito de crescer
Os motivos de oração são vários. O maior desejo da campanha deste ano é de que as crianças realmente tenham o direito de crescer com dignidade em todas as dimensões da vida. Inspiradas pelo testemunho de Jesus, que cresceu “em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2.52) e motivadas pelos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) da ONU, igrejas, organizações sociais e pessoas de todas as idades são chamadas para participar da campanha.

Leia abaixo alguns pedidos de oração:
– Ore para que as escolas e os bairros onde as crianças moram se tornem lugares seguros em que elas encontrem todas as condições de crescimento integral.
– Ore para que a pobreza diminua pela metade até 2015, pela melhoria da saúde das gestantes e pela diminuição da mortalidade infantil.
– Ore para que igrejas, projetos e organizações continuem trabalhando juntos e que recebam a bênção de Deus sobre o trabalho que fazem.
– Ore por países onde há conflitos acontecendo entre grupos religiosos. Que os projetos que trabalham com crianças vulneráveis não sejam prejudicados.

Impacto
Os testemunhos de quem participa do mutirão de oração são vários e trazem à tona a ação de Deus. Para Miriã Lima, da Igreja Batista Independente Filadélfia, de Aracaju (BA), a iniciativa fortalece a unidade. “O fato de saber que milhares de pessoas estão orando no mesmo tempo por um só objetivo, com uma só fé, a um só Senhor, isso é muito emocionante. Fiquei imaginando como estava o céu naquele momento com milhões de orações subindo ao alto.”

Gracyelena Barboza, da Igreja Presbiteriana do Jardim América, em Goiânia (GO) sabe o quanto é importante participar do mutirão de oração. “Tenho coordenado todos os mutirões de oração desde o ano de 2003 em minha igreja e cada ano sinto mais alegria de poder realizar um trabalho tão bonito e tão gratificante.”

Participação das crianças
O mutirão de oração é movido em sua maioria pelo esforço e pela fé de crianças e adolescentes. Das pessoas que oraram no Brasil em 2008, 64% são crianças e jovens. Crianças como Ítalo, de 11 anos, que mora em Aracatu (BA) e faz parte da mesma igreja que Miriã. “Muito bom participar do mutirão, saber que com a oração, Deus pode ajudar as crianças que não têm abrigo, não têm família. É bom orar”.

Mobilização em 2009
O 14º Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco é uma iniciativa da Viva – uma organização cristã que apóia o trabalho em rede em favor de crianças em risco. Na América Latina, a campanha está a cargo da Viva América Latina, e no Brasil a Rede Mãos Dadas é a responsável pela mobilização.

A partir de 2009, o Mutirão de Oração está sendo integrado a uma campanha maior chamada Campanha Latino-americana pelos Bons Tratos da Criança “Ame o seu próximo – bons tratos para a infância”. Este é um esforço amplo para mobilizar igrejas evangélicas da região em torno do cuidado da criança em seus espaços e comunidades.

Para quem está interessado em participar e mobilizar outros em torno do mutirão de oração foi criado um hotsite repleto de informações e material de apoio (inclusive, um manual de como realizar o mutirão e o guia de oração completo). Antes de entrar na página, é preciso preencher um formulário no link a seguir: www.maosdadas.org/?pg=mutirao1

A Rede Mãos Dadas também pode enviar cartazes impressos para ajudar na divulgação do mutirão de oração. Para receber, basta escrever para cartas@maosdadas.org  

Crianças em risco
Segundo o UNICEF, as principais situações de risco para a criança são: escravidão ou trabalho infantil; guerra e outras formas de violência; abuso e exploração sexual; doença grave e deficiência física ou mental; abandono ou perda da família; pobreza extrema; e jugo de instituições opressivas.

Segundo a Viva, de cada cinco crianças no mundo, uma vive em situação de grande risco social.

Informações extras
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs)
ODM 1: Acabar com a fome e a miséria
ODM 2: Educação básica de qualidade para todos
ODM 3: Igualdade entre sexos e valorização da mulher
ODM 4: Reduzir a mortalidade infantil
ODM 5: Melhorar a saúde das gestantes ODM 7: Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
ODM 6: Combater a AIDS, a malária e outras doenças
ODM 7: Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
ODM 8: Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Para pedir cartazes:
Escreva para cartas@maosdadas.org  

Para saber mais como mobilizar:
Entre em contato com Tábata Mori, assistente de comunicação.
E-mail: sec-comunicacao@maosdadas.org
Telefone: (31) 3891-3149, das 8 às 12, das 13 às 17 horas
Endereço postal: Caixa Postal 88, 36570-000, Viçosa – MG
Para saber mais sobre as campanhas anteriores acesse www.maosdadas.org/?pg=paginas&registro=11&util=1 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *