Organizações reunidas para manter as crianças seguras

Comente!

A Tearfund promoverá no mês de outubro duas oficinas “Mantendo as Crianças Seguras”. A primeira acontece entre os dias 20 e 23 de outubro, na cidade de Viçosa, MG. A segunda, de 27 a 30 de outubro, em Recife, PE. A oficina de Viçosa e de Recife serão promovidas em parceira com a Rede Mãos Dadas e a de Recife recebe também o apoio da Aliança 180º. As duas oficinas são voltadas apenas para as organizações parceiras dos realizadores e devem reunir cerca de 70 pessoas de 30 organizações diferentes, envolvidas no cuidado de crianças e adolescentes.

Quando pensamos em perigos vividos por crianças e adolescentes, não imaginamos que a organização social que se dispôs a cuidar deles possa ameaçar a sua segurança. No entanto, é crescente a preocupação das organizações em criar estruturas que protejam mais efetivamente as crianças e promovam seu desenvolvimento. A elaboração de critérios mais rígidos para a contratação de um funcionário ou o estabelecimento de regras escritas contra a violência infantil são procedimentos que expressam essa preocupação.

A criança e o adolescente têm o direito de serem protegidos e toda organização que cuida deles tem o dever de protegê-los. Pensando nisso, a Coalizão Keeping Children Safe — formada por organizações cristãs como Tearfund e Visão Mundial e por outras agências internacionais de cooperação — desenvolveu uma ferramenta, de mesmo nome, para orientar organizações a construírem sua política de proteção infantil.

A oficina tem o objetivo de apresentar a ferramenta e orientar os representantes das organizações na construção de sua política de proteção interna.

Informações adicionais:
A Tearfund é uma agência cristã de assistência e desenvolvimento, que trabalha através de parceiros e igrejas locais, procurando trazer auxílio e esperança às comunidades carentes por todo o mundo. A partir desta visão, desenvolve uma grande variedade de recursos que podem ser utilizados no desenvolvimento de comunidades.
Acesse: //tilz.tearfund.org/Portugues/

A Rede Mãos Dadas é formada por 37 organizações (parceiros institucionais) e tem como objetivo inspirar, motivar e capacitar pessoas envolvidas no trabalho cristão com crianças e adolescentes em situação de risco social; e contribuir para a mobilização de igrejas e comunidades para este trabalho.
Acesse: www.maosdadas.org

A Aliança 180º é uma aliança global de agências cristãs evangélicas e indivíduos em favor de crianças e adolescentes que vivem e trabalham nas ruas. As ações da aliança incluem: a criação de redes com a participação de crianças e adolescentes, identificação e multiplicação de boas práticas, apoio a projetos das organizações membros e defesa de direitos.
Acesse: www.180degreesalliance.org

Para outras informações:
Tábata Mori
Assistente de Comunicação da Rede Mãos Dadas
(31) 3611-8500, entre 10 e 12h
ou sec-comunicacao@maosdadas.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *