Crianças em crise

Comente!

Projetos que transformam crises em esperança
Milhões de crianças em crise estão sofrendo dores e traumas como resultado de eventos que vão além do seu controle: guerra, situações de abuso em casa, pobreza, abandono, HIV/AIDS, exploração sexual, sendo forçadas a viver em ruas de cidades cheias de perigos, trabalhando muito, longos dias vendendo doces ou simplesmente sendo uma menina.

O Rainbows of Hope é um departamento ministerial da WEC Internacional com foco na restauração de muitas coisas que crianças em crise perderam, tais como:

▪ Lar, cercado de amor e cuidado paternais.
▪ Inocência e respeito próprio.
▪ Oportunidades de educação.
▪ Segurança e sensação de segurança.
▪ Integridade física.
▪ Identidade, status e valor próprio.
▪ Senso de pertencer.
▪ Capacidade de confiar.
▪ Necessidades básicas tais como alimentação e higiene.
▪ E esperança mesmo – frequentemente relatada pelas crianças como a mais devastadora de todas as perdas.

ROH trabalha em vários projetos ao redor do mundo. Aqui estão alguns deles:

Dakar, Senegal

Nossa equipe trabalha em parceria com um casal que lidera a Casa da Esperança, um lar para ex-meninos de rua. A Casa da Esperança tem conseguido encontrar e fazer contato com os pais da maioria dos meninos. Muitos dos pais têm pedido que os filhos continuem no lar e recebam educação. A equipe está no processo de iniciar um segundo lar devido ao grande número de crianças de rua.

Brakpan, África do Sul
Milhares de crianças num raio de 8 Km de Brakpan vivem em condições de extrema pobreza. Muitos não têm comida suficiente, abrigo e roupas. AIDS é um grande problema e também abuso sexual de crianças de todas as idades, mesmo as mais novinhas. O número de órfãos da AIDS e crianças que são HIV – positivo cresce no momento. A equipe está providenciando agora:

▪ Um sítio para acampamento bíblico infantil.
▪ Um centro de treinamento vocacional para adolescentes.
▪ Um centro na colônia de Kwa-Therma onde as crianças possam vir e ouvir sobre Jesus através de estórias bíblicas, canções, desenhos, e outras atividades incluindo jogos ao ar livre.

A equipe também dá assistência a orfanatos locais. Como parte disso, o Rainbows Brakpan começou a plantar uma igreja chamada The Ark (A Arca), que está alcançando a comunidade. Esta mantém cultos dominicais e presta ajuda aos órfãos da AIDS com um programa de alimentação para crianças em idade escolar, bem como hortas comunitárias, classes de alfabetização de adultos, e projetos de geração de recursos.

O ministério com crianças permanece sendo o centro do foco da equipe, mas eles têm afastado de conduzir os programas eles mesmos e procurado treinar e equipar a igreja e os crentes locais.

Torrejon de Ardoz, Madri, Espanha
Os obreiros do ROH lideram um centro de alcance à comunidade em Torrejon para crianças menos favorecidas marroquinas, espanholas e sul-americanas que vêm de famílias desestruturadas. Aqui o Clube de Amigos encontra regularmente com estórias bíblicas, canções, teatros, trabalhos manuais e lanches para as crianças. O centro também coordena momentos com oficinas de ensino e esportes. Eles têm feito parcerias com igrejas locais em Madri com programas de semelhantes de alcance. A equipe foca em treinamento e mobilização de igrejas locais e organizações cristãs.

Sul da Ásia
Junto com igrejas locais a crescente equipe começou um clube de programas holísticos em áreas de favelas. Nos programas do clube eles têm estudos bíblicos, canções, uma refeição e classes de inglês, híndi e habilidades vocacionais. A equipe está envolvida no treinamento de pessoal da localidade e em pesquisas das necessidades das crianças.

Para informações sobre trabalho voluntário com o Rainbows, entre em contato com o coordenador local da WEC: www.wecbrasil.com.br, ou veja o site www.wec-int.org/rainbows.


Texto extraído da Revista Amém – Nov/Dez 2007. Fique por dentro, p. 11. www.wecbrasil.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *