CLAVES

[ 1 ] Comentário

O que é?

O CLAVES é um programa da Juventud para Cristo (JPC) do Uruguai, criado em 1995 e voltado para a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes e pela cultura de paz. Em 2007, foi formada a Rede CLAVES Brasil que tem como objetivo capacitar educadores sociais para o uso da ferramenta no Brasil. Podem participar organizações sociais, igrejas, prefeituras, escolas e comunidades em geral.

A implantação do CLAVES no Brasil

O processo de transferência da metodologia CLAVES começou com a visita de algumas organizações parceiras da organização cristã Tearfund a Montevidéu (Uruguai) no ano de 2003. Depois deste primeiro contato foi feito um trabalho de tradução e adaptação do material do espanhol para o português em 2004. Em 2005 foram realizados dois encontros de capacitação de educadores sociais, um em Recife e outro no Rio de Janeiro nos quais participaram 110 pessoas.

Destes dois encontros surgiu a necessidade de formação de capacitadores, ou seja, de pessoas que se aprofundem na metodologia e, como resultado, se tornem capacitadas a ministrar nos encontros de capacitação semelhantes aos ocorridos em 2005.

Em 2006, 13 pessoas iniciaram um curso intensivo à distância. Eles estão sendo capacitados para treinarem outros em todo o Brasil. O curso termina em julho deste ano.

A partir do segundo semestre de 2007, portanto, o Programa CLAVES estará disponível para igrejas, escolas e organizações sociais do país.

Organizações parceiras do CLAVES no Brasil

Compassion
Diaconia
Rede Viva – RJ
Revista Mãos Dadas
Tearfund

Como saber mais sobre o CLAVES?

Entre em contato com a educadora Menta Alves.
E-mail: maosdadasclaves@gmail.com
Telefone: (31) 3891-3149

Números sobre Abuso Sexual

A Associação Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) recebeu de janeiro de 2000 a janeiro de 2003, 1.547 denúncias de abuso sexual infanto-juvenil. Segundo levantamento baseado nestas denúncias, o Rio de Janeiro está o primeiro lugar em número de casos. O perfil da criança abusada é: sexo feminino, entre 12 e 18 anos. O abusador é, em 90% dos casos, homem. 38% dos abusadores têm entre 31 e 45 anos de idade.
Fonte: www.abrapia.org.br

Uma resposta para CLAVES

  1. Estou precisando das canções do programa claves, pois o meu CD danificou, se puder me ajudar agradeço de coração! obrigada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *