Encontro RENAS em Brasília

Comente!

Estiveram presentes no Encontro RENAS (nos dias 13 e 14 de março) representantes de organizações sociais de diferentes estados do Brasil com o objetivo de discutir e mobilizar a RENAS no campo das políticas públicas. Para contribuir com a discussão, compareceram o presidente do CNAS Silvio Iung, bem como dois conselheiros do CNAS, Ademar Marques e Aguilera, quando discorreram sobre a Política Nacional de Assistência Social e da proposta do SUAS – Sistema Único da Assistência Social -, que visa unificar o conceito e procedimento em território nacional, e tem como foco prioritário a atenção à FAMÍLIAS. Apresentaram como desafio para as organizações sociais evangélicas:

• participar nos Conselhos Municipais, Estaduais e Federal;
• participar nas conferências de assistência social;
• disseminar e integrar os conceitos de assistência social;
• normatizar a prestação de serviços de assistência social;
• exercitar a participação no SUAS.

Esteve presente o Pastor Ricardo Barbosa, da Igreja Presbiteriana do Planalto, que trouxe uma reflexão bíblica analisando a palavra COMPAIXÃO, lembrando que a compaixão foi a marca na vida de Jesus. Ele via, sentia, acolhia e se envolvia com o outro. Jesus não apresentou uma proposta de eliminação do sofrimento e da pobreza, mas se identificou com o sofrimento e agia em acolhimento com amor. A nossa oração deve ser um Batismo de Compaixão, de olhar atencioso, de se envolver pessoalmente.

A discussão do grupo resultou em propostas práticas que visam o fortalecimento, qualificação e reconhecimento das organizações e iniciativas de ação social evangélicas.

O Encontro foi realizado na sede da ABRUC – Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, a quem agradecemos pela disposição em receber a RENAS.

Alguns participantes da reunião estiveram presentes como observadores da reunião do CNAS nas dependências do Ministério de Desenvolvimento Social.


Débora Fahur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *