Moringa Oleífera – uma árvore dando certo no sertão

[ 10 ] Comentários

Quando as primeiras sementes da árvore, Moringa Oleifera, foram plantadas aqui na região do sertão paraibano pela ACEV (Ação Evangélica) em 1994, ninguém tinha idéia do sucesso que o projeto teria. O projeto foi apoiado, desde os seus primeiros dias, pelo Rotary Clube Patos Norte, e tem atraído a atenção de visitantes e especialistas da França, Inglaterra, Alemanha e Paraguai, além de vários órgãos nacionais como a EMBRAPA e a UFPB. Já algumas teses de pós graduação foram completadas pelo Campus VII em Patos sobre esta árvore, e a Universidade de Leicester na Inglaterra tem acompanhado o projeto constantemente. Então qual é a razão de tanto interesse numa árvore que tem suas origens no norte da Índia?

Para começar, esta árvore gosta de muito pouca água, que é muito relevante para uma região como a nossa, com chuvas tão inconstantes. Na última seca nenhuma das nossas milhares de Moringas morreram, e nenhuma delas foram irrigadas, enquanto árvores nativas morreram. Também as sementes são muito férteis e as mudas crescem com uma rapidez espantosa, além do fato que a Moringa Oleifera se dá bem em vários tipos de solo. Ela produz uma safra de vagens, ou folhas, no primeiro ano, e tal resultado rápido aumenta a atratividade da espécie. Portanto, para que serve esta árvore? 

Folhas como alimentação humana

A folha da Moringa Oleífera é uma alimentação rica. A seguinte tabela mostra a porcentagem de nutrientes diárias necessárias para uma mãe em lactação, e para um criança de 1 a 3 anos, que são supridas por 3 colheres de sopa de folha de Moringa Oleifera em pó, misturada na sua alimentação:

  Mães Crianças
Proteína 21% 42%
Cálcio 84% 125%
Magnésio 54% 61%
Potássio 22% 41%
Ferro 94% 71%
Vitamina A 143% 272%
Vitamina C 9% 22%

Folhas de Moringa como alimentação animal

Um experimento com gado, usando folha de Moringa, como 40 a 50% da sua alimentação, deu um ganho de peso com gado de corte, e aumento na produção de leite com gado leiteiro, de 30% ao dia. Porcos, ovelhas e bodes se deram igualmente bem com a folha da Moringa. 

Extrato da Folha de Moringa Oleífera como hormônio de crescimento para plantas

Experimentos na América Central com o suco de folhas frescas de Moringa, usado para produzir hormônio de crescimento para plantas, aumentou em 25 a 30% quase qualquer cultura como milho, soja, cebola, sorgo, melão etc. 

Sementes de Moringa como fonte de óleo comestível

Óleo de alta qualidade pode ser extraído da semente da Moringa. Testes já foram feitos em Campina Grande, pelo Presidente da Federação de Indústria da Paraíba, que comprovaram esta afirmação. 

Sementes de Moringa para purificação de água

Transformadas em pó, as sementes da Moringa são um comprovado purificador de água poluída. 100 quilos de sementes produz 1 quilo de polielectrolito. Tal purificação de água pode ser feita de forma caseira, ou a nível industrial, quando o sulfato de alumínio é substituído pelo pó de Moringa. 

Como plantar a Moringa Oleifera

A Moringa pode ser plantada de 3 em 3 metros se quiser produzir árvores grandes para produção de sementes, mas podem ser plantadas até de 10 em 10 centímetros se é para produção de folhas. Plante numa profundidade de 5 cms e aguar um pouco diariamente enquanto a muda está em crescimento. A nossa experiência tem nos ensinada que é melhor plantar diretamente no lugar definitivo. Não há necessidade de fazer mudas num viveiro. Quando crescer se pode podar a árvore a vontade na altura desejada. Quanto mais podada, mais a Moringa cresce.

Sementes de Moringa para todos

Se você quer plantar esta árvore onde você mora, entre em contato com a Ação Evangélica. Temos um banco de sementes à sua disposição. Enviamos sementes para qualquer parte do Brasil, sem nenhum objetivo lucrativo, apenas pedindo contribuições para cobrir as despesas da produção e dos Correios. 

10 respostas para Moringa Oleífera – uma árvore dando certo no sertão

  1. Enivaldo Souza Fernandes disse:

    Ouvir fala da Moringa e fiquei interessa, quero planta uns 10 pés.

  2. mirele machado disse:

    Ola!
    Gostaria de algumas sementes dessa planta milagrosa como faço para recebe-las em casa? 🙂
    No aguardo

  3. Luiz roberto vieira machado disse:

    quero plantar a moringa oleifera como faço para adquirir as sementes moro em Mantena MG e a seca aqui esta findo muito acentuada.

  4. Moringa Rodrigues disse:

    Olá boa tarde
    Sou vendedor e produtor de moringa Oleifera
    Entre no nosso Facebook Moringa Rodrigues e entre em contato.

  5. Edenilza disse:

    Eu também estou intessada como posso conseguir a sementes?

  6. Olá boa noite!
    Sou um pequeno produtor
    Queria sementes de moringa!
    Quero fazer um plantio em grande escala!
    Para ajudar alimentar os animas e as pessoas
    A minha área está pronta para plantar!
    Me retorne POR FAVOR
    OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *