RENAS e CNAS

Comente!

No último dia 20/06 aconteceu um Encontro da RENAS com o conselheiro Sílvio Iung, atual presidente do CNAS e representante da ISAEC (Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura). O Conselheiro Ademar Marques, representante do MNMMR (Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua) também apoiado pela RENAS, não pôde estar presente devido a compromissos inadiáveis, mas reafirmou sua disponibilidade de trabalhar com a RENAS.

Estiveram presentes no Encontro, líderes dos seguintes estados (SP, DF, ES, PR, MG, GO, RS,) e de diversas organizações: AEB, Vale da Bênção, Visão Mundial, Exército de Salvação, Asas de Socorro, Fepas, Jeame, Junta de Missões Nacionais Batista, Ig. Batista do Canto, ACRIDAS, Comunidade da Graça, Lar Batista, IHDI (IPI do Ipiranga), Lar Criança Feliz. Além da assessora da Ministra Marina Silva, a Drª . Jane M. Villas Boas.

Entre os assuntos discutidos, foi levantada a necessidade de buscar formas de articulação e monitoramento das entidades que compõem a rede RENAS para formulação de políticas públicas. O conselheiro Sílvio Iung explanou sobre o CNAS e sua atuação como presidente deste. O Grupo levantou a necessidade de se formar um colégio eleitoral, formado por ONG’s de atuação nacional para prosseguimento e participação efetiva na eleição do CNAS que ocorrerá em 2008.

Houve concordância de que na atuação dos evangélicos junto ao CNAS não se deve fazer corporativismo em nome das organizações evangélicas, e em contra-ponto atuar na formulação e monitoramento da política de assistência social. Para isso, ficou decidido que será formada uma “Comissão Para Políticas Públicas” .

Fez parte da pauta ainda, a possibilidade de se realizar mais parcerias entre os cristãos evangélicos e o Estado Brasileiro. Discutiu – se, a possibilidade e mais, a necessidade de desenvolvimento de um projeto em coletividade, ou seja, várias organizações em diferentes lugares desenvolverem o mesmo projeto simultaneamente, resultando em comunhão de experiências, de habilidades e de recursos e assim, estes projetos terão uma maior expressividade e visibilidade. Tais projetos poderiam ser na área de cultura (formação de orquestras, dança, etc), combate à fome e empreendedorismo. Será criada uma comissão para tratar o assunto. Foi solicitado à coordenação da RENAS para indicar nomes de ONG’s a serem convidadas para compor esta comissão.

A RENAS convida as organizações filiadas que tenham interesse em compor uma das comissões, a entrarem em contato o mais rapidamente com o escritório da RENAS no Vale da Bênção.

Débora Fahur – Grupo Gestor
Roseli Rodrigues – Assistente
RENAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *