RENAS e Ministério de Desenvolvimento Social

Comente!

No último dia 06/06 aconteceu, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, a oficina de Capacitação do MDS: Transferência Voluntária de Recursos Públicos. Participaram desta capacitação cerca de 81 líderes de organizações evangélicas.

O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) se propôs, através desta capacitação, levar ao conhecimento e discutir a viabilidade das ong’s evangélicas participarem dos editais de convocação do MDS. Existe a possibilidade de desenvolvimento de parcerias com projetos ligados à segurança alimentar através de edital de convocação ( não há data pré-estabelecida).

A capacitação se deu por meio de várias palestras, tais como: “Guia de Geração de Trabalho e Renda”; “Projeto Técnico, Plano de Trabalho e Demonstração” ; “Convênios” e “Da formalização dos convênios à Prestação de Contas”. E contou com a presença da Drª. Heliana Kátia Campos – Secretária de Articulação Institucional e Parcerias do MDS -; Dr. Onaur Ruano – Secretário da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – ; Dr. João Fassarela – Secretário Adjunto do Ministro Patrus Ananias – MDS – .

Em sua fala, Dr. Onaur Ruano expressou que acredita na potencialidade do segmento evangélico, no fortalecimento de parcerias e que esta capacitação seja o primeiro passo na ampliação dessas parcerias. Segundo Dr. Fassarela, o Estado deve manter relações de apoio e ajuda à organizações não governamentais e disse que existe uma determinação para que o MDS caminhe na construção de canais de colaboração e participação conjunta.

A RENAS fez indicação de 37 organizações evangélicas, ligadas às diferentes redes sociais estabelecidas nos seguintes estados (MG, PR, SP,RJ e ES).

No entender da RENAS, esta capacitação propiciou aos participantes o conhecimento de como acessar os recursos do governo federal para desenvolverem projetos em suas organizações. As informações recebidas e o contato direto com líderes do MDS ajudou a indicar caminhos e mostrar as possibilidades existentes.

Roseli Rodrigues – Assistente RENAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *