OFICINA ENCONTRO RENAS (parte VI)

Comente!

Lendo Isaias 61, percebemos que temos os mesmos problemas da época de Isaias e do tempo de Jesus – Lucas 4: 16-30. Enfrentamos os mesmos problemas, e o nosso mundo é muito mais parecido com os tempos da Bíblia do que com os modernos tempos da Tecnologia, do Shoping Center e de todos os confortos inventados.

A falta de esperança que existia nos tempos Bíblicos, existe hoje nas cidades onde vivemos. E, quando escutamos o povo que não tem nada deles mesmos, nós começamos a escutar as Palavras do Senhor bem próximo a nós nestes dias atuais. E, vivendo nestas comunidades começamos a vivenciar a GRAÇA de DEUS, sob o poder e a presença do Reino de Deus.

Verdadeiramente a Bíblia começa a se tornar viva no meio de um povo sem nada para ter esperança em dias melhores. Nós podemos ver estas coisas porque vemos através do Poder do Espírito. É através dEle que podemos crer nas Promessas do Senhor para os Pobres e Aflitos…..

É na dependência da Unção do Espírito que podemos ver o invisível, crer no impossível e correr atrás do que ainda não existe, e pela fé traze-la a existência. Jesus repete estas mesmas palavras em Lucas…. e , Ele não acrescenta nada além do que sempre existiu; o PODER e PRESENÇA de Deus esta disponível para todos os pobres, cativos, doentes, enfermos…

(Quando chegamos no Lixão, encontramos um homem (irmão Antonio)com sua esposa e 9 filhos, membro de uma Igreja “Deus é Amor”, e ele orava pedindo que Deus trouxesse mudanças para aquele lugar.)

Deus fala claramente que o acesso a terra é essencial a Vida e a Dignidade. * E Ele espera de nós que tenhamos fome e sede de justiça.

Este capitulo de Isaias se divide em 5 momentos:
1. A Mensagem Profética do Arauto.
2. A Restauração e a Prosperidade.
3. A Nobreza da Prosperidade Espiritual e Material do Povo Escolhido.
4. Reconhecimento de ser um Povo Abençoado e de ter um Pacto com o Senhor.
5. Ação de Graças e Louvor.

Este poema se refere a Vinda do Messias, mas também aplica-se a era do Reino de Deus, e reveste-se de caráter universal que pode se aplicar a qualquer época , em qualquer lugar onde o Reino de Deus esteja sendo proclamado.
 
• Quando cheguei ao LIXÃO de Olinda, eu me senti impotente e diante de uma realidade impossível de ver mudanças. Mas o Senhor foi rápido em falar ao meu coração: “Tira a sandália dos pés porque a terra onde pisas é terra SANTA!”
• Sim, Ele falou e eu cri, mas não entendi o que Ele estava vendo.
• Aos poucos, DEUS começou a mostrar o que Ele queria fazer ali e o que seria capaz de fazer se eu acreditasse e proclamasse.

1. Este é o primeiro momento: A Mensagem Profética

Este momento é fundamental para preparar o profeta, ou aquela pessoa que Deus vai dar a Visão do que Ele sonha e vai fazer. É o momento onde se confronta a falta de esperança em dias melhores e se faz conhecer algo que não estava envolvido até aquele momento, o lado espiritual da situação.

Porque até aquele momento só se faz leitura sociológica, politica e econômica, porém, ninguém percebe o mundo espiritual que também se aproveita das fraquezas humanas.

No primeiro encontro com aquela comunidade, o Senhor abriu meus olhos para ver o mundo espiritual naquele lugar. – Uma mãe de santo, D. Jô, morava e trabalhava para as entidades no meio daquele povo. As mulheres praticavam abortos nos terreiros de macumba, oferecendo fetos as entidades. O tráfico de drogas era aberto publicamente, e ninguém se incomodava com aquela situação. Muitas crianças trabalhando dentro do lixo, e tirando seu próprio alimento dali. E não freqüentavam as escolas. Os atravessadoras eram a lei do lugar, eles demonstravam sua força através das armas que carregavam …..Pessoas idosas abandonadas em barracos de plásticos……um caos e ninguém via aquela situação.

Mas DEUS estava preparando o profeta e repassando uma Visão. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu…”

A unção não é apenas para pregar , mas também para recuperar a visão dos cegos, para curar, restaurar e libertar ! E o Senhor anuncia também a sua vingança. “O Dia da Vingança do nosso Deus.” V.2 = A vingança é um julgamento ocasional necessário para remover obstáculos pela Graça de Deus. – Nós como servos do Senhor, podemos ser usados por Deus para trazer salvação e vingança.

Chegara a hora da vingança do Senhor naquele lugar! As orações do irmão Antonio foram ouvidas. O Senhor traria mudanças e todo o povo reconheceria que foi a Mão do Senhor que fez.

“A consolar todos os que choram.” A graça de Deus sobre uma comunidade, traz consolação aqueles que estão tristes em suas tragédias pessoais, daqueles que estão sobrecarregados pelo pecado…..

“ E a por sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas.” A presença do Senhor traz alivio aos que estão tristes.- Em lugar de lamentações ouviremos cânticos de vitórias. – Em vez de cinzas e miséria, suas cabeças serão ungidas com óleo que levanta o espírito abatido. A veste brilhante de louvor significa festa, alegria pela justiça feita pelo Senhor.- E aqueles que tem o espírito desmaiado ganharão coragem para viver e lutar. *** pessoas que são levantadas pela presença da Graça de Deus se tornam CARVALHOS de RETIDÃO, plantadas para glorificar o nome do Senhor.

“Como excelentes carvalhos, eles exibem o esplendor de Deus.”

“Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.” João 15:8.

Dna. Jô , a mãe de santo, era uma pessoa especial para Deus, e seus olhos foram abertos.

Eu costumava entrar em seu barraco e sentava para cantar hinos do cantor cristão, que ela ganhara de uma missionária há muitos anos atraz.

Um daí ela chorando muito me disse; eu não agüento mais esta vida. Tenho medo de largar a umbanda , mas já perdi 4 filhos neste mundo de violência.

Naquele dia, D. Jô começou a deixar Jesus organizar sua vida. E hoje ela e sua família louvam ao Senhor. Aleluia ?!!!

2. Segundo momento: Restauração e Prosperidade. (v.4-5)

v. 4 “Edificarão os lugares antigamente assolados.”

Isso significa: -Será desmanchada toda história do passado; chegou a restauração, a inauguração da época onde a providencia divina vai reverter todas as derrotas passadas.

Também, Deus os fará instrumentos de re-construção, ou melhor , Deus vai usa-los nos empreendimentos de restauração.

Família, é o maior alvo de satanás. Muitas crianças são geradas em pecado. Muitas crianças de 9 e 10 anos já tinham iniciado sua atividade sexual. Muitas adolescentes grávidas. Muitas mulheres com menos de 21 anos com mais de 5 filhos. Uma imagem de guerra e ruínas. (Mostras fotos do casamento….- Esperança para novas famílias!)

v. 5. “ Estranhos se apresentarão e apascentarão os vosso rebanhos.”

Os estrangeiros terão prazer em se envolver com a novidade de vida e o empreendimento da restauração. O espiritual traz luz e vida para o material, e a participação de outros povos (formando uma REDE) é sinal e fruto de JUSTIÇA e PAZ.
Estrangeiros se sujeitarão a participar com alegria deste momento, até mesmo nos trabalhos mais árduos e pesados. Será prazeroso participar de uma momento novo !

Quem serão estes estrangeiros ? Para nós, foram aquelas pessoas que não estavam vendo aquela situação e, seus olhos foram abertos, e também seus corações. Começamos a trabalhar em REDE ! – Prefeitura; ONGs; Igrejas…..Organizações Internacionais…..

3. Terceiro momento: A Nobreza da Prosperidade Material e Espiritual deste povo

v. 6. “Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus.”

Aqueles que antes os desprezavam, passam a reconhecer a importância deste momento de transformação. O poder público, as autoridades civis ….começam a incluir este povo nas discussões , afim de somar as forças, de aproveitar os valores….

A prosperidade e prestigio espiritual terão como paralelo a prosperidade material. E os outros povos reconhecem que existe dignidade, transparência, verdade, justiça, direito…. tudo aquilo que todo ser humano anseia. E, o perfume naquele lugar é a nobreza.

“Na sua gloria vos gloriareis.” Significa, agir orgulhosamente. – Referindo-se a auto-estima, de um povo que vivia humilhado e sem esperança e força. Em lugar da antiga vergonha haverá gozo e honra entre as nações.

Sr. Eliseu e Sergio. “- Somos da elite! Nos conversamos com pessoas importantes, do governo, dos Fóruns, de outros paises….”

V.7. “Em lugar de vossa vergonha tereis dupla honra.”
É tempo de compensação pelos anos de tristeza. A vergonha que era dupla ; o sofrimento foi duplo; a recompensa e a glória também serão duplas. Imaginem a alegria !!!!

Iracy ….Rose e Andy. Gleyson ….. Rafael…….e muitos outros.

4. Quarto momento: Reconhecimento de ser um Povo Abençoado e de ter sobre ele uma Pacto com o Senhor

v. 8 –“ Porque Eu, o Senhor, amo o juízo, e odeio a iniqüidade do roubo”.

Os pecados que degradam uma nação e causam opressão interna e externa serão totalmente eliminados no momento que o Reino de Deus chega aquela comunidade. –Surge a atmosfera “MORAL” , serão estabelecidos padrões morais, éticos e espirituais. O mal será punido e a recompensa será o BEM.

v.9. “A sua posteridade será conhecida entre as nações.”
Neste lugar onde Deus esta trazendo a transformação, haverá um reconhecimento da provisão de Deus, não apenas espiritual mas também material. O Senhor está mostrando que Ele pode abençoar seu povo em qualquer lugar. Principalmente, nos lugares mais invisíveis aos olhos humanos.

Ex…..Um projeto aprovado para Olinda, foi motivo de questionamento durante muitos dias; – Como Olinda foi contemplada entre tantas cidades brasileiras ? Apenas três projetos foram aprovados, e um veio para Olinda. Os catadores que oram conosco para que Deus abra as portas, disseram logo; -Isso foi a Mão de Deus que está sobre este lugar.

5. Momento: Ação de Graças e Louvor

“Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus….”
Os olhos do Profeta viram os acontecimentos do IDEAL, e seus ouvidos ouviram o hino do Louvor, por causa do grande feito realizado. –Jerusalem se torna uma cantora ! Ela se reveste de salvação, suas vestes são RETIDÃO e seus ornamentos com a Noiva de Cristo.

Nossa idéia era apenas fazer uma ação de socorro aquela comunidade. Mas o Senhor fez brotar nos corações deles, o desejo de ser Igreja. Noiva do Senhor.
-Queremos uma IGREJA para nossa comunidade.
– Queremos dizimar.
– Queremos adorar na Casa de Oração.
– Queremos que todos saibam que a Unção de Deus está neste lugar !

O que temos visto em Olinda, é muito pequeno para o que Deus pode e quer fazer através do seu povo. Mas tem nos encorajado e tem trazido fortes provas da Presença e Poder de Deus nas ações da Igreja.

A Igreja ainda atua de forma muito tímida e tem medo de proclamar com coragem e ousadia o poder de Deus hoje. Disponível para aqueles que sofrem e não tem esperança para dias melhores. –Estes sim, estão desprovidos de qualquer recurso próprio, ou apoio de outros. A estes, o Senhor esta ouvindo seu clamor e trazendo seus instrumentos para levar as Boas Novas.

Creio que Deus esta chamando a Igreja a assumir sua posição profética na sociedade. E esta posição acontece através da UNIDADE; da COOPERAÇÃO; do DIÁLOGO; da PARTILHA; da REDE….. Pois este é o segredo do PODER que está sobre a Igreja de Cristo. – É a UNÇÃO que leva a cura, a libertação dos cativos.

Devemos levantar nossas vozes e gritar as palavras de Jesus , levando seu poder de cura e libertação.

Amém.

Pastora Siméa de S. Meldrum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *