Bem-aventurados os que choram porque serão consolados (Mt 5.4)

[ 17 ] Comentários

Frieza, apatia e indiferença são manifestações dos que se permitiram sujar pelo mal e, tendo corrompido a natureza humana, tornaram-se infelizes — desumanos. Os seres humanos choram suas próprias mazelas, sentem na pele a dor do outro, lamentam e ficam indignados diante da crueldade e da injustiça. Os que choram são felizes por conseguirem preservar a sua natureza, sua vocação de ser gente. Por isso, chorar é uma virtude natural. À semelhança das demais bem-aventuranças, chorar é também um estado de alma, um modo de ser do discípulo de Jesus Cristo. Pedro chorou amargamente, ao perceber sua própria crueldade, quando negou a Jesus Cristo (Lc 22.62). Sua negação foi uma manifestação da indiferença desumana, mas suas lágrimas foram um sinal de que dentro dele existia um ser humano capaz de lamentar copiosamente sua própria desventura.

Choro como terapia da confissão
Chorar por chorar não indica felicidade, pode ser apenas uma reação fisiológica, uma descarga emocional. Esse choro é sinal de que ainda existe um ser humano com vida. Só os mortos não choram mais. O choro natural é um bem que todos possuímos. Mas não é sobre esse tipo de choro que Jesus está falando. No Sermão do Monte, chorar é mais do que uma função biológica ou uma reação emocional. É um estado de alma, uma virtude permanente. No caso dos discípulos, eles choram e são felizes, porque o choro vem como sinal da humanidade interior redimida. O discípulo reconhece suas limitações, se arrepende de seus pecados e os confessa. E, na terapia da confissão, encontra a alegria de ser amado e acolhido pelo perdão de Deus. Torna-se livre — livre para amar e compadecer-se.

Choro como sensibilidade de espírito
O encontro com Deus põe o discípulo em sintonia com todas as dimensões da vida. Ele é feliz porque a sua desventura consigo mesmo o faz repousar na esperança da consolação de Deus. Por exemplo, os que acolheram o Messias foram afligidos e perseguidos ao mesmo tempo em que usufruíam da prometida consolação de Israel (Lc 2.25). Entre eles brotava este choro: uma sensibilidade de espírito que acolhia o Menino pobre da manjedoura, que era ao mesmo tempo o Emanuel, Deus conosco. Que maravilha do Evangelho! Deus se faz presente na figura de uma criança. Quem recebe uma criança recebe a Jesus. Quem tem sensibilidade suficiente alimenta o faminto, acolhe o marginalizado, agasalha o despido e, assim, usufrui da felicidade de acolher o próprio Jesus Cristo (Mt 25.31-46).

A alegria dos que choram

O choro que gera alegria é o choro capaz de fertilizar o terreno da alma para acolher o Consolador. Quem precisa de um Consolador senão homens e mulheres sob conflitos, dores e lágrimas? Ser discípulo é viver nas mesmas condições dos profetas, que, movidos pelo Espírito e por amarem a vida, foram injuriados e perseguidos por infelizes desumanos (Mt 5.12). Aquele que, entre os pobres, sofre as mesmas aflições e dores dos pobres, precisa de um consolador. Os que choram são felizes porque têm, pelo Espírito, a sensibilidade de se colocar e gemer no lugar do outro, especialmente o fraco, aflito e necessitado. Os que choram como virtude usufruem da habitação do Consolador e são, sem dúvida, felizes por desfrutarem da sublime e preciosa presença de Deus — de onde vem a Alegria que jamais entristece.

Carlos Queiroz, casado, dois filhos, é pastor da Igreja de Cristo e leciona missiologia no SeminárioTeológico de Fortaleza.

* Artigo cedido pela Revista Mãos Dadas.

17 respostas para Bem-aventurados os que choram porque serão consolados (Mt 5.4)

  1. Paulo disse:

    Ótimo estudo parabéns que a luz de Jesus esteja sobre a sua vida.

  2. mano el irisvan disse:

    meu nome é manoel as pessoas me chama-se de manelzinho eu gosto de ouvir á palavra de deus, pq á palavra de deus traz muitas coisas boas. agente reflete á mente… á biblia lá em joão cap 8 vc 32 e conhecereis á verdade, e a verdade vos libertará… amém

    pastor carlos queiroz pesso oração pra mim e pela minha familia.

    • Julia disse:

      Orarei agora pela sua familia. Que o Senhor o abencoe e o guarde!
      No nome santo do Senhor!
      A mina familia também precisa de muita oracao!

    • Nelson disse:

      Vc, amigo pode errar tudo na vida, mas nunca se refira ao nome de Deus em letra minúscula…
      Ao se referirmos assim, direcionamos nossas preces a um deus que não existe. Apenas isto.
      Sei que há um gosto amargo na correção… Mas, serve para que nós nos corrijamos e aprendamos com uns aos outros a maneira certa de nos referirmos a Deus em escrita, da maneira correta. Deus abençoe a todos!

  3. Parabéns amado Pr. Carlos por este excelente texto.

  4. erivan vieira de araújo disse:

    é sempre muito gratificante ler os teus artigos meu querido Pr Carlinhos. Que tua vida, seja sempre uma luz de Cristo a brilhar nos corações daqueles aos quais Deus teem direcionados a serem ministrados por meio de ti. Um forte abraço!

  5. sibelle bezerra dos santos disse:

    gostei muito e eu também fiz uma lição par a minha catequese com essa história do bem-aventurados

  6. J. Gomes disse:

    Bem-aventurados os que choram, porque eles já conheceram a Deus e descobriram que somente Ele é o Senhor Todo Poderoso, capaz de modificar nossos comportamentos e nos guiar ao caminho da luz moral e espiritual.

  7. De um bom texto podemos tirar grande aprendizado! Parabéns!

  8. Rosiane Santos disse:

    Só o todo poderoso que pode consolar em todas as situações

  9. Sandro ferreira da Silva disse:

    Parabèns pelo maravilhoso comentario,gostei muito,Deus abençoe

  10. Leonardo Moreira disse:

    Texto rico e cheio de revelação da parte do Senhor. Obrigado pela contribuição pastor, suas palavras edificaram meu espírito!

  11. Ellen santana disse:

    Meu nome é Ellen e tenho passado por provas no quais eu não consigo me levantar eu confio no amor de Deus mas tantas coisas vem me perseguindo que minha fé esta fraca choro muito …. Inimigos vem me destruído se manifestando em mim onde quer que eu esteja me humilhando me envergonhado pessoas me olham com ar de pena deixando pessoas ao meu redor com medo de mim já fui em muitas igrejas e cada uma diz uma coisa me deixando confusa eu quero uma direção quero minha libertação aquele que só mente o meu Deus pode ira me libertar de todo mal de toda obra e macumbaria pessoas orações pos não aguento mais já faz mas de um ano .
    Quero ser usada por deus pelo espirito santos não quero permitir que o inimigo entre em mim e faz oque quer de mim tirando minha visão me contorcendo tirando minha voz não pai amado não aceito mais isso na minha vida me ajudem pelo amor de deus

    • Regiane disse:

      Ellen, creia que Deus é maior do que qualquer demônio que se levante contra tua vida. Não aceite as acusações, ameaças e coisas desse tipo porque ele já foi derrotado por Jesus Cristo quando venceu na cruz do calvário. Deus opera em nosso querer, se você quer ser liberta, Ele o libertará. Dobre os joelhos pela manhã antes de sair de casa, pedindo ajuda ao Espirito Santo de Deus. Ore em pensamento, louve a Deus, o louvor liberta. Ore antes de dormir, leia a palavra de Deus. Quando mais intimidade você tiver com Deus, mais vitorias serão alcancadas. Amem! Que Deus fale ao seu coração.

      • Maria Aparecida disse:

        Concordo com Regiane, está escrito ”sujeitai-vos a Deus resisti ao diabo e ele fugirá de vós”. Tiago 4:7 Ainda digo voce esta no caminho certo nao desista o diabo sabe disso.

  12. José genecy Gomes da paixão disse:

    Eu creio creio no que diz a bíblia pq é a palavra de Deus e gostaria que VC homem ou mulher creia também, que Deus abençoa a todos em Cristo Jesus,..

  13. Millena Airea disse:

    Hoje eu chorei Jesus Cristo eu chorei e ao deitar eu só pensava nele ai a porta foi pra frente e para trás e meu corpo formigava e minha mente dizia e o senhor q está aqui ele veio cuida d mim eu com o corpo formigando pensava isso eu pensava n e nada d ruim e o senhor CMG!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *